Sunday, August 20, 2006

O QUE TODO CRISTÃO DEVE SABER SOBRE HOMOSSEXUALIDADE

O QUE TODO CRISTÃO
DEVE SABER SOBRE HOMOSSEXUALIDADE

Luiz Mott
[Homossexualidade: Mitos e Verdades. Salvador, Editora GGB, 2003, p.101-108]

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!" (João, 8:32)

I. NÃO HÁ O TERMO HOMOSSEXUAL NA BÍBLIA
Não há, na Bíblia, nenhuma só vez as palavras homossexual, lésbica ouhomossexualidade. Todas as Bíblias que empregam estas expressões estãoerradas e mal traduzidas. A palavra homossexual só foi criada em 1869,reunindo duas raízes lingüísticas: Homo (do Grego, significando "igual") eSexual (do latim). Portanto, como a Bíblia foi escrita entre 2 e 4 mil anosatrás, não poderiam os escritores sagrados terem usado uma palavrainventada só no século passado. Se em tua bíblia aparece o termo homossexual, está errada. Elementar, irmão!

II. ANTIGUIDADE DA HOMOSSEXUALIDADE
A prática do amor entre pessoas do mesmo gênero, porém, é muito mais antiga que a própria Bíblia. Há documentos egípcios de 500 anos antesde Abraão, que revelam práticas homossexuais não somente entre os homens, mas também entre os Deuses Horus e Seth. Segundo o poeta e escritor Goethe, "a homossexualidade é tão antiga quanto a humanidade". Certamente, cada tempocom sua experiência singular homossexual, mas com o mesmo direcionar de desejo: o sexo igual.
III. CONDENAÇÃO DA IDOLATRIA
No antigo Oriente, a homossexualidade foi muito praticada. Entre osHititas, povo vizinho e inimigo de Israel, havia mesmo uma lei autorizandoo casamento entre homens (1.400 anos antes de Cristo). Como explicar, então,que, entre as abominações do Levítico, apareça esta condenação: "O homemque dormir com outro homem como se fosse mulher, comete uma abominação,ambos serão réus de morte" (Levítico, 18:22 e 20:12). Segundo os mais respeitados Exegetas contemporâneos, (estudiosos das escrituras sagradas), fazia parte da tradição de inúmeras religiões de localidades circunvizinhas a Israel, a prática de rituais religiosos homoeróticos, de modo que esta condenação do Levítico visava fundamentalmente afastar a ameaça daqueles rituais idolátricos e não a homossexualidade em si. Prova disto é que estes versículos condenam apenas a homossexualidade masculina: teria Deus Todo Poderoso se esquecido das lésbicas ou, para Javé, a homossexualidade feminina não era pecado? Considerando que, do imensonúmero de leis do Pentateuco, apenas duas vezes há suposta referência àhomossexualidade (e só à masculina), concluem os Exegetas que asupervalorização que alguns judeus e cristãos mais fundamentalistas (que querem interpretar as Escrituras ao pé da letra) conferem a este versículos é sintoma claro e evidente da intolerância machista que permeia as sociedades regidas pela tradição abraâmica, um entulho histórico a ser desprezado, e não um desígnio eterno de Javé, do mesmo modo que inúmeras outras abominações do Levítico, como os tabus alimentares (por exemplo, comer carne de porco ou camarão) e os tabus relativos ao esperma e ao sangue menstrual, hoje foram completamente abandonadas e esquecidas. Por que católicos e protestantes conservam somente a condenação da homossexualidade, enquanto abandonaram dezenas de outras proibições decretadas pelo mesmo Senhor? Intolerância machista e ignorância que Freud explica!

IV. DAVI E JÔNATAS: O AMOR HOMOSSEXUAL
Se a homossexualidade fosse prática tão condenável, como justificar aindiscutível relação homossexual existente entre Davi e Jônatas?! Eis adeclaração do santo rei salmista para seu bem-amado: "Tua amizade me era maismaravilhosa do que o amor das mulheres. Tu me eras deliciosamente querido!"(II Samuel, 1:26). Alguns crentes mais intolerantes argumentarão que se tratava apenas de um amor espiritual, ágape, quando muito de “homo-afetividade”. Preconceito primário, pois só as coisas materiais e sensuais costumam ser referidas com a expressão "delicioso", e não resta a sombra da menor dúvida que Davi, em sua juventude, foi adepto do "amor que não ousava dizer o nome". Não foi gratuitamente que o maior escultor de nossa civilização, Miguel Ângelo, ele próprio, também homossexual, escolheu o jovem Davi, nu, como modelo de sua famosa escultura de Florença, na Itália: um gay retratando o mais famoso gay do Antigo Testamento. Negar o amor homossexual entre Davi e Jônatas ("amizade mais maravilhosa que o amor (Eros) das mulheres") é negar a própria evidência dos fatos. "Tendo olhos, não vedes? E tendo ouvido, não ouvis?!" (Marcos, 8:18). Importantes e respeitados Exegetas identificam igualmente como homossexual/lésbica, a relação íntima de Ruth e Naomi. Confira Livro de Ruth, 1:16.
V. É BOM DOIS HOMENS DORMIREM JUNTOS...
Pelo visto, embora o Levítico fosse extremamente severo contra “dois homens dormirem juntos”, (determinando igualmente a pena de morte contra o adultério e a relação sexual com animais), outros livros sagrados revelam maior tolerância face ao homoerotismo. O Eclesiastes ensina: "É melhor viverem dois homens juntos do que separados. Se os dois dormirem juntos na mesma cama se aquecerão melhor" (4:11). Num país quente como a Palestina , o interesse em dormir juntosó podia ser mesmo erótico. Portanto, na teoria o Levítico era uma coisa e a prática, desde os tempos bíblicos, parece ter sido outra. "Deus nos fezministros da nova aliança, não a da letra e sim a do Espírito. Porque aletra mata, mas o Espírito vivifica." (II Coríntios, 3:6)
VI. O PECADO DE SODOMA E GOMORRA NÃO ERA A “SODOMIA”
E a destruição de Sodoma e Gomorra? Lembrarão os fundamentalistas de coração mais duro. Oferecemos três informações fundamentais e cientificamente comprovadas que, em geral, são propositadamente escondidas e desconhecidas pelos cristãos: 1) não há evidência histórica ou arqueológica que confirme a real existência dessas e das mais cinco cidades que circundavam Sodoma e Gomorra e que tais cidades teriam sido destruídas por uma catástrofe; 2) este relato é obra dos "Javistas" (escritores bíblicos do século X a.C.), que se apropriaram de relatos mitológicos de outros povos pagãos anteriores aos judeus; 3) a própria identificação da suposta intenção homoerótica dos habitantes de Sodoma em relação aos três visitantes de Abraão (anjos ou homens?) apresenta sérias dificuldades de interpretação, pois quando os habitantes de Sodoma declararam desejar “conhecer” os visitantes, maliciosamente se interpretou o verbo "conhecer" como sinônimo de "ato sexual". Segundo os Exegetas, das 943 vezes que aparece esta palavra no Antigo Testamento ("yadac" em hebraico), em apenas 10 ela tem significado de cópula heterossexual - nenhuma vez o sentido homossexual. A associação do pecado dos "sodomitas e gorromitas" com a homossexualidade é um grave erro histórico, que tem sua oficialização pela igreja católica apenas naIdade Média, a "idade das trevas".
VII. O VERDADEIRO PECADO DE SODOMA: INJUSTIÇA E FALTA DE AMOR
A própria Bíblia e o filho de Deus nos dão a chave para corrigir esta maliciosa identificação da destruição de Sodoma e Gomorra com a homossexualidade. Segundo os mais respeitados estudiosos das Sagradas Escrituras, o pecado de Sodoma é a injustiça e a anti-hospitalidade, nunca a violação homossexual. Prova disto, é que todos os textos que aludem à Sodoma no Antigo Testamento atribuem sua destruição a outros pecados e não ao "homossexualismo": faltade justiça (Isaías, 1:10 e 3:9), adultério, mentira e falta de arrependimento (Jeremias, 23:14); orgulho, intemperança na comida, ociosidade e "por não ajudar o pobre e indigente" (Ezequiel, 16:49); insensatez, insolência e falta de hospitalidade (Sabedoria, 10:8; 19;14; Eclesiástico, 16:8). No Novo Testamento, não há qualquer ligação da destruição de Sodoma com a sexualidade e, muito menos, com ahomossexualidade (Mateus,10:14; Lucas, 10:12 e 17:29). Só nos livrosneotestamentários tardios de Judas e Pedro, é que aparece em toda a Bíbliaalguma conexão entre Sodoma e a sexualidade (Judas, 6:7, Pedro, 2:4 e6;10). Mesmo aí, inexiste qualquer referência ao "homoerotismo". Foi só na Idade das Trevas que os católicos passaram a identificar “sodomia” com cópula anal, seja entre pessoas do mesmo sexo, seja de um homem com uma mulher.

VIII. MÁ TRADUÇÃO DAS EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO
Dirão, agora, os crentes mais intolerantes: e as condenações de SãoPaulo aos homossexuais? Autorizados exegetas protestantes e católicos -como Macneill, Thevenot, Noth, Kosnik, e muitos outros, ao examinarem,cuidadosamente, na língua original, os textos das Epístolas aos Romanos1:2, I Coríntios 6:9, Colossences 3:5 e I Timóteo 1:10, textos usados pelos fundamentalistas para condenar o amor homossexual, concluíram inequivocamente que, até agora, os cristãos têm dado uma interpretação completamente errada e precoinceituosa a estas passagens. Quando Paulo diz que certas categorias de pecadores não entrarão no Reino dos Céus - ao lado dos adúlteros, bêbados, ladrões etc...
muitas Bíblias incluem nesta lista os "efeminados" e "homossexuais". Logo de início, há uma grave injustiça, pois muitos efeminados (assim como muitas mulheresmasculinizadas no comportamento) não são necessariamente homossexuais. Asmais modernas e abalizadas pesquisas exegéticas concluem que, se o ex-fariseu Paulo de Tarso quisesse condenar especificamente os praticantes do homoerotismo, teria empregado o termo corrente em sua época e de seu pleno conhecimento, "pederastas". Em vez desta palavra, Paulo usou as expressõesgregas "malakoi", "arsenokoitai" e "pornoi" - que as melhores edições daBíblia em português traduzem por "perversores", "pervertidos" e "imorais".Portanto, foram estes pecadores que Paulo incluiu na lista dos afastados doReino dos Céus, e não os "pederastas", e muito menos os "homossexuais",palavra desconhecida na Antigüidade. Segundo os historiadores, vivendo SãoPaulo numa época de grande licenciosidade sexual - tempo de Calígula, Neroe do Satiricon, esperando o próximo retorno do Cristo e o fim do mundo,ele condenou, sim, os excessos e abusos sexuais dos povos vizinhos, masnunca o amor inocente e recíproco, tal qual o imortalizado por David e Jônatas. Háteólogos protestantes que chegam a diagnosticar Paulo de Tarso comohomossexual latente (alusão feita por ele próprio ao misterioso "espinho nacarne" que tanto o preocupava, além de sua manifesta e cruel "misoginia" oudesprezo pelas mulheres). E, se a condenação paulina inclui também os bêbados,corruptos, caluniadores, por que atirar tanta pedra somente noshomossexuais? Também aqui, Freud explica! Os “crentes” por não assumirem o padrão machista dominante, para “limpar a barra” e não serem acusados de pouco masculinos ou mesmo efeminados/homossexuais, atiram pedra nos gays como estratégia diabólica de auto-defesa. Aqui novamente, Freud ou um bom psicanalista ajudariam a solucionar tal neurose. E tem mais: o próprio Filho deDeus disse que "há eunucos que assim nasceram desde o seio de suas mães"(Mateus 19:12), ensinando, num sentido figurado, que faz parte dos planosdo Criador que alguns homens tenham uma sexualidade não reprodutorabiologicamente. Todos somos imagem de Deus e templos do Espírito Santo. Inclusive aqueles que hoje têm o mesmo gosto erótico do santo Rei Davi – que aliás, entrou em Jerusalém dançando em trajes sumaríssimos (II Samuel, 6:14)
IX. JESUS NUNCA CONDENOU OS AMANTES DO MESMO SEXO
O maior argumento para se comprovar que as Escrituras Sagradas nãocondenam o amor entre pessoas do mesmo gênero, é o fato de Jesus Cristonunca ter falado nenhuma palavra contra os homossexuais! Se o"homossexualismo" fosse uma coisa tão abominável, certamente o Filho deDeus teria incluído esse tema em sua mensagem, e Javé nos dez mandamentos. O que Jesus condenou, sim, foi a dureza de coração, a intolerância dos fariseus hipócritas, a crueldade daqueles que dizem Senhor, Senhor!, mas esquecem da caridade e do respeito aos outros (Mateus, 7:21). E foi o próprio Messias quem deu oexemplo de tolerância em relação aos "desviados", andando e comendo comprostitutas, pecadores e publicanos. E tem mais: Jesus Cristo mostrou-separticularmente aberto à homossexualidade, revelando carinhosa predileçãopor João Evangelista, "o discípulo que Jesus amava", o qual, na últimaCeia, esteve delicadamente recostado no peito do Divino Mestre. Há teólogosque chegam a sugerir que Jesus era homossexual, pois além de nunca ter condenado o homoerotismo, conviveu predominantemente com companheiros doseu próprio gênero, manifestou particular predileção pelo adolescente João, “o discípulo amado”, nunca se casou, além de revelar muita sensibilidade com as crianças e com os lírios do campo, comportamentos muito mais comuns entre homossexuais do que entre machões. Mais ainda: ao lavar os pés dos discípulos, desempenhou um gesto que homem algum faria, posto que na divisão sexual dos papeis de gênero, lavar os pés de um homem era privativo das mulheres. E Jesus mandou que imitássemos seu exemplo, abençoando assim a diversidade e liberdade dos/as transgêneros e da transexualidade. Outro detalhe importante que mostra o apoio do Filho de Deus à homossexualidade: segundo respeitáveis Exegetas, quando o Evangelho diz que Jesus curou o “escravo do centurião”, na verdade, não se tratava de um escravo qualquer, mas do “escravo amante” do centurião romano (Mateus, 8;5-8), comprovando inclusive o apoio de Cristo à união entre pessoas do mesmo sexo! Neste sentido, o ensinamento do Discípulo Amado não podia sermais claro: "Filhinhos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deuse tudo o que é amor é nascido de Deus e conhece a Deus" (I João, 4:4). X. OS FUNDAMENTALISTAS DETURPAM AS SAGRADAS ESCRITURAS
A Bíblia é um livro muito antigo, repleto de imagens simbólicas,parábolas e figurações. Interpretar as Escrituras ao pé da letra é fundamentalismo, isto é, ignorância, fanatismo e grave pecado, pois o próprio Filho de Deus garantiu:"Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á a verdade"(João, 16:12). Do mesmo modo como os cientistas Galileu ensinou-nos a verdade de que o sol, e não a terra, é o centro do nosso sistema planetário, e Darwin a respeito da evolução das espécies, ambos corrigindo a Bíblia e opondo-se à crença errada dos cristãos de sua época, assim também hoje todos os ramos da Ciência, da biologia à genética, da antropologia à psicologia, garantem que a homossexualidade é um comportamento normal, saudável e tão digno ética e moralmente como a heterossexualidade ou a bissexualidade. Negar esta evidência científica é repetir a mesma ignorância intolerante do Papa que condenou Galileu. Não devemos temer a verdade que liberta, pois o próprio Jesus nos mandou imitar "o escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus, que como um pai de família, tira de seu tesouro coisas novas e velhas" (Mateus, 13:52). Mesmo que o Papa ou grande parte dos rabinos e pastores continuem a negar os direitos humanos dos gays e lésbicas, mesmo que cristãos ignorantes continuem a repetir as ultrapassadas abominações do Velho Testamento e as traduções erradas das epístolas paulinas, para os verdadeiros crentes o que vale é o exemplo do Filho de Deus, Jesus Cristo,que nunca condenou os homossexuais. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!" (João, 8:32).
luizmott@ufba.br - www.luizmott.cjb.net

27 comments:

kcorreia said...

Encontrei este comentário sobre Athos...Escrito por um Magnus Amaral Campos


Reitero que o português que citou o grupo Athos - o maior grupo GAY da Bahia , citou o maior grupo de ignorantes do Brasil que mais homossexuais tem e onde menos se faz o diagnóstico de NEUROSES e PSICOSES.



Comentário completo...
Caro DUNCA,
(magnus amaral campos, 1 ponto , 19:03 | Domingo, 9 de Mar de 2008)
Não respondí com intúito de ofender quem quer que fosse, mas apenas de modo imediato e intuitivo. É usual, contudo, ver observações agressivas acerca da " jungle " brasileira, o que não me deixa de muito bom humor , não !
Não tenho intenção , nem vocação para ensinar quem quer que seja, mais especificamente o português que sisma em me chamar de charlatão, que foi acusação feita por um GRUPO GAY DA BAHIA , que achou detestável o fato de eu tratar de bissexualidade , o que permite o tratamento ne NEUROSES e PSICOSES , coisa que o dono ou diretor do grupo Athos nem sabe existir, imaginando que todos os que tem DESEJOS HOMOSSEXUAIS são de fato HOMOSSEXUAIS , esquecendo que o DESEJO HOMOSSEXUAL é meramente um SINTOMA , assim como a febre indica uma INFECÇÃO sem a identificar !
Assim como não tenho o menor intúito de dar um mínimo de educação para quem quer que seja , de que nacionalidade for .
Esse foi o tratamento que eu fiz, de fato, ao fazer a UNIÃO DO CORPO ( sentimento) COM A ALMA ( pensamento ) , coisa que já havia sido ventilada por um português , bastante perseguido por sinal , autor de "GEOGRAFIA SENTIMENTAL" - AQUILINO RIBEIRO , que tentou traduzir Immanuel Kant escrevendo " penso o que sinto o que penso o que sinto " e cujos resdtos mortais foram transladados agora, se não me falha a memória para o PANTALÃO ( não sei se é assim que se escreve ! ) .

Desculpe se ofendí , quem quer que fosse , com minha evidente falta de bom humor e educação que se torna evidente na escrita de cada português gentil e carismático quew escreve , aquí no Expresso. Deixo o meu BLOG - http://drmagnuscampos.blogspot.com ( apenas para aqueles que quiserem aprender como se faz a união do corpo com a alma , coisa que Descartes , Schopenhauer e Kant , além de Spinoza NÃO CONSEGUIRAM FAZER . ) .

Reitero que o português que citou o grupo Athos - o maior grupo GAY da Bahia , citou o maior grupo de ignorantes do Brasil que mais homossexuais tem e onde menos se faz o diagnóstico de NEUROSES e PSICOSES.
Aí na Europa , e em qualquer outra parte do mundo seja, você não vai encontrar um DEPENDENTE DE DROGAS onde não possa ser verificada a bissexualidade da neurose ou psicose envolvidas.
Evidentemente , para o leigo, existe apenas o " VICIADO EM DROGAS " - Não se usa verificar a bissexualidade que foi citada por Sigmund Freud e que esse português em especial, evidentemente nunca ouviu falar . O restante dos portugueses que aí escrevem é de uma subtileza fora do comum . Regards do " jungle " Brasil .( ponto final ).
Assina - Magnus Amaral Campos - CREMESP - 36.185

Alfa Bile said...

Parabéns, pensamentos e raciocínio exatos... adorei

magnus amaral campos said...

Eu não trato de homossexuais , mas de ESQUIZOFRÊNICOS , como o KCORREIA , que é portador de uma psicose esquizofrenica paranóide , como você , Luiz Mott .

Pergunto : as suas duas fihas tem orgulho do pai , comedor de caralhos ?

Foda-se , seu filho da puta , devortador de caralhos !

###$&* said...

Amado n posso deixar de comentar...
Estava lendo algumas coisas em alguns blogs e quando vi esse titulo jamais imaginei q seria uma blasfêmia tão grande quanto a palavra de Deus!
Primeiro devo dizer q antes de postar uma coisa como essa em teu blog vc devia ler primeiro as escrituras sagradas com mt cuidado...
Não há relatos no livro de Rute q diga q é bom q 2 homens se deitem juntos! rute1:16 relata"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;"
Em Eclesiastes o termo “dois homens” se refere à raça humana “homem e mulher”!
Quanto a Jesus amado, ele andava sim com prostitutas, publicanos, pecadores, pois “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”1 Timóteo 1:15.
Jesus nos quer da forma q estamos porem ele se recusa em nos deixar da msma forma, pq nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus.
Peço a todos que quando encontrarem coisas q coloque a Bíblia em contradição, que por favor pegue uma Bíblia e leia ou procure alguem q entenda desse assunto!!
A Palavra de Deus não entra em contradição ora nenhuma... é td uma questão de interpretação e de como está o teu coração!!
Que fike bem claro n estou aq para julgar nem condenar ninguém, só estou esclarecendo algo q me senti na obrigação de fazer!!

Que a paz do nosso Senhor estaja com todos nós....

Unknown said...

Grande professor.
Só para elogiar teu texto , muito legal e bastante elucidativo.

Unknown said...

A palavra de Deus é clara e eficáz,não é bom que o homen esteja só falhei uma companheira que esteja como que diante dele."

Hyana Reis said...

Luiz mott, sou uma grande admiradora sua, e seus artigos e livros tem me ajudado bastante em meu artigo sobre a homossexualidade no contexto da vida academica, porém o seu texto me deixou perplexa, pois apesar de ser catolica, não sou nenhuma neurotica e sou completamente contra o preconceito, pois a igreja deve ensinar o respeito em primeiro lugar, porém senti q vc estava tentando responder da mesma forma q religiosos homofobicos fazem: tentando agredir aquilo q acreditamos, seu comentario sobre eclesiastes 4, 11 foi descontextualizado, pois essa citação fala sobre união, tanto q o titulo é a união faz a força, e é usado o termo homem pq a mulher não tinha quase nehuma representatividade... os hmosexuais sofrem sim muito preconceito, mas agir da mesma forma ofenciva não é a melhor forma de mostrar q merecem respeitos, pos pra ter respeito, no minimo se deve respeitar....
ps: gostaria, se possivel de conversar com vc sobre essse assunto pra meu artigo...

Edvaldo Cruz said...

Luiz;

Vendo a sua entrevista no programa do Jõ, me levou a entrar em contato com a sua pessoa. Percebo que atras de uma pessoa "aparentemente" segura vive uma pessoa com certeza cheia de conflitos, que acabam postando textos totalmente fora de contextos, q a qualquer custo, tentam provar a si mesmo e ao mundo a legalidade na homossexualidade que não existe. Vc pode enganar ou tentar enganar a alguns, mas vc, sozinho em seu quarto, sem cameras, flash, filmagens, vc no seu intimo deve sofrer com conflitos pessoais q eu não desejo a ninguem, nem mesmo a meus inimigos. O olhar de familiares, de amigos, estes só vc viveu, só vc sentiu, mais saiba q o nosso Deus, condena a pratica e não ao praticante e saiba que existe um lugar no reino pra todos os que se arrependem. Saiba que o amor do Senhor é tão grande, tão grande, que quer que vc saiba: Por mais dificil que seja ao seus olhos largar uma vida dedicada ao engano, vc também poderá desfrutar de uma vida eterna, JESUS TE AMA, e ainda hj Ele deseja te salvar, JESUS TE AMA, e TE aguarda.

Anonymous said...

Nossa Luiz, você deve ser um alvo muito típico dos famosos trolls cristãos, como o cidadão acima! Parabéns por aguentar tanta besteira de bom humor, ótimo o seu artigo e recomendadíssimo ;]

Missão, Fé e Amor said...

Não pude deixar de comentar essa postagem, estava pesquisando alguns assuntos e vi seu comentário.
A Bíblia que é a Inerrante Palavra de Deus nos ensina que o homem só pode compreender a Palavra de Deus mediante ao seu Espírito Santo, visto que, a Bíblia foi inspirada pelo mesmo, pois a palavra inspiração significa Theopneustos, soprado por Deus.

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (I Coríntios 2 : 14)

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (II Timóteo 3 : 16)

O que é o homem natural segundo a Biblia?
O Homem Natural (do grego “psuchikos”, que quer dizer no português: pessoa irregenerada, governada por seus próprios instintos naturais – II Pedro 2:12)
Quais são as suas características? O próprio JESUS nos diz que pelos frutos se conhece a arvore."Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" (Mateus 7 : 16).
Obs: A Biblia também usa o termo Carne - sarx, sarkikós ou sarkinós - ,para indentificar a vontade pecaminosa do homem.
Vamos aos frutos:
1 - Segue os seus desejos, e não os desejos de Deus.
"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." (Romanos 8.5)

2 - Não agrada a Deus, e é inimigo de Deus.
"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". (Romanos 8. 7-8)

3 - Distorce a Palavra de Deus, para adequa-la as suas filosofias:
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. (2 Timoteo 4.3).

Estou julgando (examinando) e não condenando (proferir sentença), pois não tenho poder para tal.
Mas infelizmente você está distorcendo a Palavra de Deus, pois a Bíblia se compreende como um todo, e não com versículos isolados.

"Texto sem contexto, é pretexto pra pecado".

Para se compreender a Bíblia é necessário nascer de novo.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. (João 3.3-6)

Unknown said...

É incrível como os Homossexuais tentam de maneiras absurdas burlar os textos bíblicos em prol de sua condição Homoerótica.
O cerne da questão é: Com que direito uma pessoa como o Sr., visivelmente Homossexual, pensa que pode tentar tirar algum significado da bíblia, de maneira a distocê-la?
Não sou Cristão, respeito os Homossexuais e sua homossexualidade, quero que vivam bem, pois eles são seres humanos. E se até o próprio Deus, diz que pode perdoá-los, desde que suas práticas sodomitas sejam findadas, quem sou eu pra dizer o contrário?
Mas em virtudo de uma determinada Lei chamada PLC 122, fica claro pra mim, que não se busca somente igualdade social, a busca dos Homosssexuais é unicamente a HEGEMONIA SOCIAL e a FRAGMENTAÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ, como um todo.

Pessoas como você, lutam pra engarem os outros e a sí mesmo, dizendo que tal prática não seria condenada em textos bíblicos, em vão...pois:
"póstolo Paulo aos Coríntios se pode ler "Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas"

E não há necessidade de se interpretar a palavra sodomita, sendo que EFEMINADOS já inclue o termo Homossexual, criado à pouco tempo pra tentar disseminar uma maior aceitação social dos Homoeróticos.

Entendam uma coisa público LGBT, a sua homossexualidade NUNCA será ACEITA dentro de Igrejas Cristãs VERDADEIRAS. Mas como vocês percebem, assim como em SODOMA, ela é bem vista pela sociedade.
Vivam à sociedade e esqueçam de Deus, de Jesus.

Não persigam o seu povo e suas escrituras, com o apóio incondicional que a MÍDIA, em especial a REDE GLOBO, põe ao seu dispor.

Viva igualdade social!
ABAIXO A PLC 122!

POSSO IR PRESO OU MESMO MORRER, MAS JAMAIS VOU CEDER À OPRESSÃO HOMOSSEXUAL!

Espero que o senado barre essa ofensa à constituição que vcs chamam de "luta por direitos iguais".

Deus tenha misericórdia da alma de vocês, pobres acadêmicos que através de falsas teorias tentam subsidiar tais falácias patéticas.

"...a tua palavra é a verdade." João 17:17 said...

Nenhuma Bíblia tanto católica como evangélica, tem esta tradução de Eclesiastes : "É melhor viverem dois HOMENS juntos do que separados. Se os dois dormirem juntos na mesma cama se aquecerão melhor" (4:11).

Você no começo do seu comentário falava de bíblias com traduções erradas por terem a palavra homossexual, mas eu digo, nunca vi e creio também como você que não haja tal palavra, pois como você mesmo disse, só foi criada em 1800.Mas a bíblia não precisa conter a palavra homosexualidade para falar sobre ela. Você falava de traduções erradas de algumas bíblias, agora eu é que falo de você querer deturpar textos da bíblia, a real tradução deste texto em Eclesiastes é: "Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?"(4:11) A bíblia fala de dois individuos, e não de dois homens. Obrigado pela atenção!Que Deus o abençoe!

Bruno said...

Errado.

A bíblia católica possui SIM esta tradução: http://www.bibliaonline.com.br/vc/ec/4

Outra coisa:que atire a primeira pedra quem nunca leu o texto referente a Davi e Jônatas e o não encarou com muita estranheza,principalmente na parte do lamento de Davi pela morte do "amigo íntimo".Você não precisa de nenhum conhecimento profundo do texto pra que a desconfiança entre o relacionamento dos dois "suba" à sua cabeça.
É muito claro.Você dizer que ama um cara mais do que ama,sexualmente falando,uma mulher é querer ser rotulado de viado,à grosso modo.

Sou heterossexual e digo q amo meus amigos,e é para raros amigos que realmente digo q amo.

Digo isso a eles,mas não faço esse tipo de extensão ou drama com a expressão,muito tendenciosa por sinal,para expressar o amor que tenho por eles.

No mínimo,se fizesse isso um dia,seria pra usar de pura sacanagem mesmo,pra zoar com a expressão.

Sou um sujeito sensível e tenho perfeita noção do "poder da palavra".Não quero me fazer de ma-entendido nunca,e aposto que Davi,principalmente naquele momento de angústia e profunda dor,também não.

Agora,voltando ao Eclesiastes,dizer que "dois homens" está se referindo à humanidade também é,pelo amor de deus,forçar barra.A humanidade é descrita como "o homem" no singular,E NÃO NO PLURAL.Se assim fosse,o Gênesis teria descrito a criação do homem e da mulher como "criou homens à sua imagem e semelhança" e deixado assim.Pelo contrário,está escrito:"Criou o homem à sua imagem;homem e mulher os criou".Então,essa coisa de dizer que mulher não tinha representatividade naquela época pra justificar a expressão do Eclesiastes é enganosa,e não é perfeita em todos os aspectos dos textos bíblicos.

Bruno said...
This comment has been removed by the author.
Bruno said...

Cristãos são engraçados.

Dizem que Jesus cumpriu a lei,mas fizeram da doutrina de Paulo a sua "nova lei",quando Jesus diz que não veio para abolí-la ou,na nova versão internacional,mandá-la pra casa do caralho,pro quinto dos infernos,pra puta que o pariu e derivados...

Um exemplo:Jesus diz em Jo.14
"quem tem meus mandamentos e os guarda,este é o que em ama.E o que me ama,será amado por meu pai,e eu tb o amarei..."

Resumindo:Se você ama(obedece) a Lei do meu pai (Javé),você me ama (obedece).Por causa disso,eu,Jesus,e tb o meu pai,Javé,te amamos(mas não te obedeçemos,rsrs..).

A Lei diz que todos que fazem parte do povo escolhido de Javé sejam circuncidados.O que Paulo de Tarso faz?Além de ser ter sido circuncidado,Paulo diz que NÃO É MAIS NECESSÁRIA A CIRCUNSCISÃO DA CARNE,PORQUE,SEGUNDO ELE,O QUE IMPORTA É A DO CORAÇÃO.

WTF??

Ele agora quer bancar de Javé pra abolir um mandamento,principalmente quando,à contra-gosto dos judeus,o suposto filho de Javé,o próprio Jesus - entidade q jamais mentiria para os seus preciosos filhinhos cristãos - disse que NÃO VEIO PARA ABOLIR,MAS PARA CUMPRIR A LEI???

É essa doutrina porralouca de Paulo, de que lei é carne e graça é espírito,que fazem dos cristãos os grandes BLASFEMOS da PALAVRA DE DEUS.

Acho q não vou ouvir nenhum "amém" por isso...

Chamado XXI said...

gostei muito irei postar no blog, ok ?! http://amandabaracho.blogspot.com/

Unknown said...

O Assunto estava interessante até quando seu texto diz que Jesus poderia ser homessexual. Eu respeito sua opção e condição, mas está interpretando errado. Com quem o Sr. estou a biblia?.

Acredito que Jesus veio para deixar os seus ensinamentos para vivermos em paz com nossos irmaõs, ele ensinou a amar, perdoar e não julgar nossos semelhantes.

Por que gestos de carinho entre homens é sinal de homessexualismo é no miníno muita presunção. Eu não sou a favor do homessexualismo, mas não vou chegar em um gay e agredi-lo com ofensas ou fisicamente.

Para uma pessoa crer que Jesus era Santo ela precisa acreidtar que ele é o enviado de Deus para nós pobres seres mortais tenhamos comunhão uns com os outros e ser sua imagem e semelhança. Por essas e outras é que viviemos nesse mundo desigual sem amor ao próximo.

Bruno said...

Ok,mas o que poderia descartar a suspeita de que Jesus poderia ser homoafetivo?

Guilherme Goettzinger said...

Não existe cromossomo homosexual, então não tem como nascer gay, muito menos ''virar'' gay. você que descreve tantos textos da bíblia, me prove onde diz que que Deus criou o Homosexual, ou cita alguma coisa de cromossomo homossexual. Se você esta tão certo de suas afirmações me prove.

Guilherme, guilhermebatera.blogspot.com

Nada Seguro said...

A questão da homossexualidade não está ligada apenas à biologia.Ela está enquadrada também na questão social e psicológica.

Então,é claro que é possível uma pessoa hétera virar gay,e vice-versa,no sentido de fazer uma escolha por uma opção de vida sexual.

Homossexualidade não é algo imposto.

Já o "homossexualismo",acredito que seja.

Amigo,entenda uma coisa.
Sexo é diferente de Gênero.

Heterossexual,homossexual,bissexuallésbica,transexual e etc são gêneros sexuais.

Sexo,aparelhos sexuais,só existem 2.É lógico.

Mas não quer dizer que nascer com sexo tal determina obrigatoriamente o estilo de vida sexual que você vai levar.

Onde é que está escrito isso?

Ah,no livro do seu deus tá escrito?

Ok,me prove que o seu deus existe.

A bíblia não é um livro de ciência,mas de contos.É claro que a palavra cromossomo não existe lá,poha.Muito menos cromossomo gay.

Aliás,me prove que o seu deus,se existe mesmo e é verdadeiramente o mesmo deus da era de moisés aos dias de hoje,o deus que nunca mudará,não é homofóbico.

Me prove tb que o seu deus fez alguma coisa com relação a imoralidade sexual,como o incesto necessário para proliferar a humanidade,o caso das filhas de Ló,o caso das meninas midianitas usadas como escravas sexuais à mando de Moisés para os seus guerreiros em Nm.31 etc.

netalex said...

é brincadeira.....o pedófilo assumido Luiz Mott querendo pregar a palavra de Deus !! Cara...um dia vc vai estar na frente do Criador...e ai vc vai calar esta boca e vai pagar o preço por tudo que vc aprontou aqui nesta terra. Se prepara pq ninguém vai escapar da justiça de Deus !! Tenho pena de vc e todos aqueles perdidos que insistem neste caminho vergonhoso !

liberdade said...

Vejam aos 3:55 minutos deste vídeo quem é o verdadeira autor deste blog! PEDÓFILO111

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0XCQeiFD944#!

liberdade said...

ESTE SUJEITO É DEFENSOR DA PEDOFILIA:

http://juliosevero.blogspot.com/2007/08/luiz-mott-pedofilia-j.html

levi moisés said...

muito bom Mott! é sempre bom relê-lo.. :)
grande abraço!

Unknown said...

Não se pode falar mal desse texto, porque a rigor, ele está bem embasado teoricamente. O problema é que se trata de uma questão extremamente subjetiva e personalíssima. Ora, se já é difícil acreditar em Deus, imaginem naquele que ele teria dito e naquilo que um outro apóstolo disse porque um outro falou.
O problema da sexualidade é mesmo um incomodo para quem pratica uma coisa e prefere outra. Para quem não entende que ser feliz custa pouco e está, literalmente, ao alcance das Mãos. O primeiro grande senso pratico disto é que "quem tem o que é seu dá a quem quer". Portanto, o ruim é quando se rouba para dar ou quando se dar sem roubar mas dando o que não lhe pertence. Amor é feito para ser distribuido sem limites posto que não se gasta. Independente de lado ou de pelado, tudo vale a pena se a alma não for pequena, já nos lembra o poeta. É isto.
Carlos Sena/Recife-PE

Márcio Roberto de Arruda said...

Uma vez que se substitui o cérebro pela bíblia fica difícil argumentar sobre qualquer assunto com cristãos.
Lembrem-se que Jesus discutiu e refutou o tempo todo contra o fundamentalismo(literalismo) das escrituras (A torá).
Curou no sábado.
Perdoou a mulher adultera ao invés de apedrejar como mandam as escrituras.
Perdoou os inimigos ao invés do "Olho por olho,dente por dente."
Jesus só andou no meio dos excluídos.
Se ele estivesse aqui hoje, estaria no meio dos mais marginalizados da sociedade, entre eles os gays.
A Bíblia não é a 4° pessoa da trindade.
Deus é infinito.
Eu creio num Deus muito maior que um livro que tem começo e fim.
Ódio e julgamento não provem de Deus.
Amor é a essência do Cristão.
Qualquer um que ama, mesmo sendo ateu, prega Cristo.
Ser Cristão de nome, e pregar ódio, julgamento e condenação é pregar qualquer outra coisa....
Deus, Jesus e amor não tem nada a ver com isso.
A Bíblia é um livro de princípios.
Não é código penal!!!!!

Beatriz Eleonora said...

Quem é esse Dr. Magnos? Quando se acabam os argumentos veêm as grosseirias e absurdos como esses distos pelo senhor. Senti vergonha alhei pelo comentário ridículo e bárbaro como o seu. lamentável